quinta-feira, 19 de abril de 2012

Caravana da UNE reúne mulheres para discutir machismo e politicas de assistência estudantil


Pensar o Brasil que a juventude sonha para os próximos 10 anos passa pela construção de uma universidade mais justa e democrática. Nesse âmbito, machismo e r políticas específicas para as mulheres, que garantam sua permanência na universidade, são temas importantes que a Caravana da UNE Brasil+10 também está levando aos estudantes de todo o país.
 “Discutir o projeto de país para os próximos 10 anos é, também, pensar que vida queremos que as nossas mulheres tenham nesse Brasil. A UNE, que já vem fazendo um trabalho e uma campanha forte nessa linha não poderia deixar de fora da Caravana essa pauta. Estamos desafiando as estudantes a pensar no machismo dentro da universidade e se mobilizar para lutar contra isso”, explicou a vice-presidente da UNE, Clarissa da Cunha.
A campanha tem o objetivo de impulsionar a reflexão e as mobilizações para pautar reivindicações das mulheres dentro de cada universidade, e consiste na construção do vídeo “Feminismo para Combater o Machismo!” (será exibido no o 60º CONEG, dias 15 a 17 de junho no Rio de Janeiro), que reunirá depoimentos de estudantes de todo o Brasil sobre o tema.
 “Estamos colhendo os depoimentos durante a passagem da Caravana pelas universidades, mas também estamos recebendo vídeos de todos os cantos do país. Com os depoimentos pretendemos construir uma pauta com políticas de assistência estudantil ainda mais forte e adequada às necessidades das mulheres”, explicou a diretora de mulheres da UNE, Liliane Oliveira.




Une na luta pela implementação de creches nas universidades
Uma das principais bandeiras de luta da UNE para combater o machismo dentro das universidades é a implantação de creches para que as mães estudantes tenham onde deixar seus filhos e, dessa forma, tenham sua permanência na universidade assegurada. No dia internacional das mulheres, 8 de março, a UNE participou de uma grande marcha em São Paulo para levantar essa campanha.
“Uma das formas de combate ao machismo na universidade é contribuir e garantir que as mulheres não só ingressem na universidade, como permaneçam nela. Dessa forma, a creche é um instrumento muito importante de combate ao machismo na universidade”, explicou a diretora da UNE, Maria das Neves.

Envie seu depoimento para o vídeo "Feminismo para combater o machismo"! 
Todas as estudantes brasileiras que queiram dar sua opinião e participar dessa mobilização nacional pelos direitos das mulheres estão convidadas a enviar seus depoimentos para compor o vídeo final da campanha.
Para participar, é muito simples, basta gravar um depoimento (pode ser com câmera de celular) respondendo as seguintes perguntas:
1)       Para você, o machismo existe?
2)      Como se manifesta?
3)      Como você acha que podemos por um fim no machismo?
É importante registrar no vídeo o nome completo e o curso de cada entrevistada e enviar para o email: mulheresune@gmail.com
Não deixe de participar e enviar o seu depoimento!



Nenhum comentário: