quinta-feira, 29 de março de 2012

Chega de violência!


Nos últimos meses, o cenário cultural da Bahia, mais especificamente em Salvador, passou por grandes turbulências. O pagode, ritmo musical tocado nos diversos bairros periféricos da cidade, começou a receber atenção das mais altas classes sociais, das grandes mídias, coisa que naturalmente não aconteceria. Tudo isso se deu a partir de  uma única ideia: o Projeto de Lei nº 19.237, da Deputada Estadual Luiza Maia, mais conhecida como PL ANTIBAIXARIA. Esse projeto de lei pode ser entendido como a proibição do uso do dinheiro público para financiar bandas que no seu repertório contenha qualquer tipo de incitação à violência contra a mulher.
Assinada por todas as deputadas, dos mais diversos partidos políticos, a PL ANTIBAIXARIA sofreu criticas severas dos diversos setores: desde as bandas de pagode, a sociedade civil e até mesmo dos deputados (homens). Preconceito contra o pagode, censura, são alguns dos termos usados para referendar a discordância com a lei. Todas essas manifestações atrasaram a aprovação da lei, que ficou tramitando por nove meses até sua aprovação.
Essa lei surge como uma resposta, mesmo que muito pequena, para as pautas históricas do movimento feminista. A luta contra todo tipo de violência e a mercantilização do corpo e da vida das mulheres foram os fatores principais para que a lei fosse construída, e que ela perpasse o plano das ideias e se concretize.
Agora, foi dada a largada para nossa libertação! O Projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia, no dia 27 de Março de 2012, com algumas mudanças, mas entrará em vigor. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia não será mais responsável em fiscalizar, e a presença de cláusula específica que cita a lei e prevê multas e sanções caso seja descumprida. Desta forma, configura-se um grande avanço na luta pela garantia de direito das mulheres que sofrem constantemente com essa sociedade machista que oprime em diversos espaços, seja físico, psicológico, verbal ou simbólico.
Este é mais um dos tantos passos que damos rumo a uma sociedade livre de qualquer forma de violência ou discriminação. Todo o apoio à medida e parabéns a todas que lutaram para essa conquista!

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, NÃO É O MUNDO QUE A GENTE QUER!!!


Nenhum comentário: