segunda-feira, 1 de março de 2010

100 anos de celebração do 8 de Março

No ano de 2010, o Dia Internacional da Mulher completa 100 anos de celebração. Fruto da mobilização de operárias no início do século passado, sua celebração foi proposta por Clara Zetkin, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, e a partir de então foi comemorado em diferentes datas. Em 1922, passou a ser celebrado no dia 8 de março em referência à data em que as operárias russas deram início às mobilizações da Revolução de 1917.

A superação do machismo só será possível através do protagonismo das mulheres. Assim, devemos ocupar os espaços públicos contribuindo para a transformação de uma sociedade igualitária. Não podemos aceitar a exclusão dos espaços de decisão e de poder da sociedade. “Lugar de mulher é na política”.

E nesse marco histórico de luta das mulheres, nós da União Nacional dos Estudantes, convocamos todos e todas as estudantes a irem às ruas e participarem dos atos e atividades dessa data, em apoio à autonomia das mulheres, pelo fim do machismo e por uma sociedade igualitária.

Nenhum comentário: