quinta-feira, 14 de junho de 2012

Orientações e programação da MMM para participação na Cúpula dos Povos Rio+20


Companheiras,
Estamos na reta final da preparação da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro. Estamos construindo este processo como parte da luta contra a mercantilização da vida e da natureza e em defesa dos bens comuns. Para enfrentar os desafios dessa crise sistêmica, a Cúpula dos Povos não será apenas um grande evento. Trata-se de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica.


A Marcha Mundial das Mulheres na Cúpula dos Povos

Estaremos em aproximadamente 900 mulheres participando da cúpula dos povos. Por tanto esta atividade vai demandar compromisso e disciplina de todas as militantes. Devemos nos preparar para participar da Cúpula de forma militante, solidária e colaborativa para que possamos ter uma experiência que na pratica valorize o viver e o compartilhamento coletivo das responsabilidades, trabalho e militância.







Para se encontrar no território da Cúpula:

O território da Cúpula se estende pelo Aterro do Flamengo. As tendas têm números e nomes de lutadoras e lutadores do povo. Lá no Aterro nós da MMM, vamos compartilhar a tenda !Ya Basta! com Amigos da Terra, Jubileu Sul, Via Campesina e outros movimentos. A !Tenda Ya Basta! fica em...
Programação:

A Cúpula dos Povos não é o Fórum Social Mundial, por isto privilegiamos nossa participação nas plenárias de convergência e na Assembléia dos Povos. Organizamos uma atividade autogestionada de articulação e estamos participando em algumas outras propostas por organizações parceiras.

Nossa atividade autogestionada “Feminismo, Agroecologia e Soberania Alimentar: construindo um novo paradigma de sustentabilidade da vida humana”

será dia 16, as 11h30 às 13:30, na tenda 10 - Dorcelina Folador. Ela é organizada com o GT mulheres da ANA, REF, Via Campesina, Contag, CAOI, FBSSAN.

Atividades de organizações amigas e/ou processos que participamos:

- Economía del cuidado: una clave para la vida del planeta (Economia do cuidado: chave para a vida do planeta). Acontece no dia 16 das 16:30 às 18:30 na Tenda 10 Dorcelina Falador, e é organizada por Fundação Solón, Rede Latinoamericana Mulheres Transformando a Economia, entre outras.

- Frente aos instrumentos e falsas soluções do capitalismo verde: resistindo aos impactos territoriais e as estratégias institucionais de mercantilização da natureza. Acontece no dia 16 das 14:00 às 15:30 na Tenda 33 Toussaint Louverture, e é organizada pelo Grupo da Carta de Belém, que a MMM é signatária.

As plenárias de convergência serão dia 17 (manhã e tarde) e no dia 18 (tarde). Elas estão organizadas em torno a cinco temas unificadores:

Plenária 1: Direitos por Justiça Social e Ambiental

Plenária 2: Defesa dos bens comuns contra a mercantilização.

Plenária 3: Soberania Alimentar

Plenária 4: Energias e indústrias extrativas

Plenária 5: Trabalho, por outra economia e novos paradigmas de sociedade.

Temos que nos organizar para estar presente em todas apresentando uma visão feminista sobre os três eixos que serão discutidos paralelamente em cada uma delas: denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital; soluções e novos paradigmas dos povos; agendas, campanhas e mobilizações que articulam os processos de luta pós Rio+20.

As plenárias preparam as Assembléias dos Povos que acontecem nos dias 19, 21 e 22. Na Assembléia sobre as Falsas Soluções (dia 19), denunciamos e nos mobilizamos para o Dia de Ação Global (20 de Junho). Na Assembléia sobre as Soluções dos Povos (dia 21), apresentamos nossas propostas e celebramos. Na Assembléia sobre as nossas Campanhas e Lutas para adiante (dia 22), nos posicionamos frente a Conferencia Rio+20 e reforçamos nosso compromisso em seguir construindo juntas para transformar o mundo e conquistar o Futuro que nós os povos Queremos.

Mobilizações:

Dia 18, segunda-feira, é o dia da mobilização das mulheres na Cúpula dos Povos. Sairemos todas juntas do sambódromo, até a concentração da manifestação, às 10h no MAM.

Dia 20 é o dia mundial de mobilização. Na parte da manhã faremos um ato de solidariedade à vila autódromo, afetada pelos megaeventos e próxima ao Rio Centro, onde acontece a Conferencia da ONU, a Rio+20. A partir das 15h, uma grande marcha será realizada nas ruas do Rio de Janeiro.

Entre essas manifestações massivas, faremos intervenções feministas na cidade, denunciando a mercantilização do corpo e da vida das mulheres que é parte da ofensiva do capital sobre nossos territórios.

Organização da MMM na Cúpula dos Povos

Iremos nos organizar em equipes para garantir a organização do alojamento, alimentação, segurança, limpeza, comunicação e mobilização. Cada estado/delegação deve indicar companheiras para compor as equipes.


Equipes
Uma das maneiras encontradas para facilitar a organização do trabalho durante a cúpula é a divisão por equipes. Vamos precisar de militantes de todas as delegações que se disponham a contribuir nas equipes. Portanto, cada ônibus deve indicar:

3 companheiras para a segurança
1 companheira para a saúde
2 companheiras para a limpeza
1 companheira para organização do alojamento
1 companheira para a comunicação
2 companheiras para a mobilização
2 companheiras para revezamento na tenda !Ya basta!

Cada estado deve indicar militantes para compor essas equipes, de acordo com as afinidades e aptidões de cada militante. 

Alojamento:
Ficaremos alojadas no Sambódromo junto com outras delegações dos movimentos sociais, que totalizam 10 mil pessoas. Haverá um espaço somente para as mulheres da MMM. A organização do local é de responsabilidade de todas e todos.
O Rio de Janeiro, como toda grande cidade brasileira, é marcado por desigualdades e violência. O entorno do sambódromo não é uma área muito segura, por isso é importante ter precaução e não andar sozinha.
O mapa do sambodrómo está nesse link: http://goo.gl/maps/73qS


O que levar e o que deixar em casa:

Alguns itens que não podem ser esquecidos na hora de arrumar as malas:

· Colchonete: cada uma deve levar o seu colchonete. É preciso levar também lençol e uma coberta pois a noite pode fazer frio.
· Toalha: procurar levar uma que seque com facilidade
· Boné ou chapéu para se proteger do sol
· Protetor solar
· Roupas leves: lembre-se faremos passeatas, por isto é bom levar roupas confortáveis. Não esquecer de levar um agasalho, pois pode esfriar durante a noite.
· Calçados apropriados para caminhadas: não é possível caminhar longas distâncias com sandálias ou sapatos apertados e de salto alto. Cada militante deve procurar levar um calçado confortável, que não machuque os pés, de preferência não muito novo. É recomendável levar também um chinelo ou sandália de borracha para o banho ou para a eventualidade do sapato ou tênis fechado molhar.
· Levar capas de chuva pois pode chover nesta época do ano.
· Itens de higiene pessoal: É importante que cada uma leve consigo um rolo de papel higiênico, escova de dentes, creme dental, protetor solar, sabonete, xampu, absorvente, remédios de uso individual.
· Banhos: possivelmente os chuveiros serão frios e enfrentaremos filas, pois estaremos em um lugar com muitas pessoas. leve também lencinhos úmidos que ajudam na higiene.
· Levar Garrafa para colocar água e uma caneca.
· Levar uma lanterna para uso pessoal
· Não há possibilidade de lavar roupa – por favor, leve roupa escura que possa usar mais de uma vez.
· O que deixar em casa: objetos de valor e sapatos de salto alto! Procure não levar mais coisas do que o necessário.

As refeições: café da manhã será oferecido no alojamento. Haverá um ticket para almoço e lanche da noite. Em caso de perda, a MMM não terá como repor. Procure se alimentar com alimentos saudáveis não consumir frituras e outros alimentos que causem mal estar.
Saúde: haverá apenas 1 posto medico, leve seus remédios diários. Aquelas que costumam beber bebidas alcoólicas procurem beber com moderação para não causar transtornos às companheiras bem como para que possa estar bem para participar em todas as atividades.

Equipes
Uma das maneiras encontradas para facilitar a organização do trabalho durante a cúpula é a divisão por equipes. Vamos precisar de militantes de todas as delegações que se disponham a contribuir nas equipes. Portanto, cada ônibus deve indicar:

3 companheiras para a segurança
1 companheira para a saúde
2 companheiras para a limpeza
1 companheira para a comunicação
2 companheiras para a mobilização

Cada estado deve indicar militantes para compor essas equipes, de acordo com as afinidades e aptidões de cada militante. 

Infra-estrutura e limpeza Todas as militantes devem se esforçar para manter os espaços de alojamento e banheiros o mais limpo possível.
A comissão de limpeza tem a tarefa animar a organização dos locais de alojamento, banheiros, etc. Vamos ficar 6 dias alojadas no mesmo local por tanto devemos manter os locais de dormir e banheiros limpos. Cada estado pode levar sacos de lixo para colocar nos locais respeitando materiais secos e orgânicos. Fazer cartazes para os banheiros animando para manter a limpeza e higiene.

Segurança: Esta equipe tem a tarefa de garantir e zelar pela segurança da marcha, durante a cúpula. Nos alojamentos, devem controlar a entrada de pessoas que não são militantes da MMM. Para evitar qualquer tipo de problema, na chegada das militantes da MMM cada uma receberá uma pulserinha que será colocada no pulso e não deverá ser tirada até a saída final da cúpula pois é a forma de nos identificarmos. Somente poderão ingressar aos alojamentos da MMM aquelas pessoas com esta pulseira.
A equipe de segurança também será responsável pela segurança nas nossas mobilizações.
Segurança no Rio de janeiro: O Rio de janeiro como toda cidade grande tem problemas com segurança, é bom andar em grupo, levar uma mochila para carregar os pertences, não descuidar de celular, bolsas, carteiras, etc.

Comunicação: Esta equipe desdobra-se em várias tarefas, antes, durante e depois da cúpula, entre as quais estão a documentação da marcha em fotografias e vídeo, a produção de boletins em áudio para a rádio, assessoria de imprensa, contato com meios de comunicação locais, sindicais, alternativos e atendimento a jornalistas, e alimentação com informações em tempo real sobre a atividade por internet. As tarefas desta equipe começam a ser feitas antes da cúpula. O ideal é que cada estado indique mulheres que tenham familiaridade com essas tarefas.

Mobilização: A equipe de mobilização deve animar e orientar as militantes para a participação nas atividades da cúpula para não haver a dispersão e não ter militantes perdidas sem encontrar o local das atividades. Deve ficar responsável por conhecer bem a programação ficar atenta aos locais e horários das atividades para organizar as militantes da MMM para participar nas ações, passeatas e Assembléias. Ficar responsável por distribuir materiais que serão utilizados pelas militantes como fontes de informação e formação durante a Cúpula dos povos


Visibilidade:
É preciso que todas as militantes levem suas camisetas para usar todos os dias isto é uma forma de nos identificarmos. Não se esqueçam de trazer paus para as nossas bandeiras.

Cada delegação deve organizar coletivamente os símbolos de nossa luta, as bandeiras, estandartes, “pirulitos”, faixas, tambores, latas e batuques etc. Assim, nossa atuação e visibilidade na cúpula será alegre, colorida, animada, irreverente e militante.

Qualquer dúvida entrar em contato com Tica (11) 82086248 ou Sonia (11) 76655537.

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

Mulheres em luta contra o capitalismo verde!

Nenhum comentário: