sexta-feira, 1 de junho de 2012

5 de junho: mobilização global contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns


Articulação de movimentos sociais para a ALBA
Nesse 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas organizações e movimentos sociais de todo o mundo tomarão as ruas, em uma jornada de luta contra a crise sistêmica do capitalismo e as falsas soluções que ele tenta impor aos povos, privilegiando o extrativismo, o agronegócio e a concentração do poder nas mãos das grandes empresas.
As mobilizações marcarão uma posição frente à Rio+20 (Conferência da ONU), onde o capital pretende mover suas fichas para a adoção da "economia verde", um modelo que traz consigo a mercantilização de nossas vidas. Por isso, essa jornada também mostrará as propostas os movimentos sociais impulsionam em seus territórios, que serão discutidas na Cúpula dos Povos por justiça social e ambiental, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de Junho, no Rio de Janeiro, Brasil.

Nesse sentido, a Articulação de Movimentos Sociais para a ALBA faz um chamado para nos unirmos a esses protestos, com o propósito de mostrar a força da mudança que vamos tecendo desde a base em Nossa América. Dessa forma, também fortalecemos nossas plataformas e organizações para consolidar esse projeto de integração em construção, que reúne as alternativas dos movimentos populares, opostas à produção capitalista e às políticas neoliberais.
Para essa disputa hegemônica que enfrentamos, será preciso ressaltar nossas causas comuns e avançar juntos frente às estratégias de dominação do capitalismo. As mobilizações neste 5 de junho são parte desse processo que impulsionamos, que quer marcar o rumo da região para sua independência e emancipação.
Por isso, mobilizaremos em toda América Latina:

*Contra a mercantilização da vida, e em defesa dos bens comuns!
*Pela integração de nossos povos!

Nenhum comentário: