segunda-feira, 16 de abril de 2012

Nota de repúdio ao caso de estupro ocorrido na UFJF


"Anoiteceu, sozinha você não está segura" Ellen Oléria


O Coletivo Feminista Maria Maria - Mulheres em Movimento, núcleo da Marcha Mundial de Mulheres em Juiz de Fora, repudia o ato de abuso sexual contra uma estudante da UFJF, ocorrido durante a Calourada do Instituto de Artes e Design (IAD), na madrugada de sábado, 14. 

Como grupo de mulheres criado e organizado na UFJF para debater e promover ações que discutam a mulher na universidade e na sociedade em geral, é inaceitável que o caso seja tratado apenas como problema de segurança no campus, sem levantar o debate de violência contra a mulher, que deveria ser o foco do caso.

O abuso sexual contra mulheres/meninas mostra que o corpo da mulher é visto como um objeto de domínio público por parte de determinados homens. No pensamento machista, o que dizer de uma menina de 17 anos e embriagada, então? É como se estivesse "pedindo" para ser estuprada.

No geral, ainda somos vistas como seres de segunda categoria, essa posição nos diminui como seres humanos e, consequentemente, retira direitos essenciais na vida em sociedade. Devemos ser submissas, falar apenas o necessário, não podemos chamar atenção e nem ficarmos sozinhas em espaço público, pois se isso acontecer é motivo para violarem nosso corpo.
Nós, mulheres feministas e estudantes, do Coletivo Feminista Maria Maria, repudiamos qualquer ato de violência contra a mulher. Lutamos para que o direito da mulher à liberdade seja posto em prática no nosso cotidiano e na vida de nossas companheiras, e portanto nos mobilizaremos para que isso seja amplamente divulgado e colocado em prática na UFJF.
Sem a educação da sociedade machista para os direitos da mulher, não há câmera ou sensor de raio laser que possa impedir a violência contra mulheres e meninas em lugar nenhum.

Coletivo Feminista Maria Maria - Mulheres em Movimento

Nenhum comentário: