sexta-feira, 13 de abril de 2012

Caravana da UNE em Manaus!


A Caravana da UNE aporta na Ufam, nesta sexta-feira, 13, trazendo  debates temáticos, encontros e atividades culturais focada em  quatro eixos: educação, desenvolvimento, justiça social e ambiental. O professor Ennio Candotti é o convidado especial do evento.
A Caravana UNE Brasil+10, sexta iniciativa de circulação nacional, da União Nacional dos Estudantes (UNE), em seus 75 anos de existência, é corealizada pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da entidade (CUCA da UNE) e está percorrendo 24 universidades, em 12 capitais (Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo).
O objetivo do projeto é discutir sobre questionamentos como: “Onde você estará daqui a dez anos? Como será a estrutura social brasileira e quais serão as oportunidades de desenvolvimento para a juventude? Quais serão os avanços e desafios da educação pública e da sustentabilidade ambiental?”, e dessa forma, produzir um diagnóstico participativo, junto a jovens de diferentes estados e realidades, que possa contribuir no debate e formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos. 



Queremos desenhar em nossos sonhos 10 anos de um novo Brasil. Pensar no país que estamos construindo, nos próximos 10 anos, é pensar também a vida das mulheres. Sonhamos com o Brasil mais justo e solidário e para isso lutamos para construir esse novo país!  A universidade se apresenta como campo de batalha e disputar seus valores e ações numa perspectiva libertária e feminista significa fazer dela um espaço verdadeiramente das mulheres. A universidade que queremos construir para os próximos 10 anos deve estar a serviço do povo e da sociedade, além de se responsabilizar por combater as opressões existentes na sociedade e não reproduzi-las!
A Caravana da UNE Brasil +10 vai levar a cada universidade a luta da nossa entidade contra o machismo. Acreditamos que as mulheres estudantes universitárias do nosso país sabem evidenciar as amarras a serem rompidas e para isso precisamos botar a boca no trombone! Convidamos todas as estudantes a caminharem conosco na construção do vídeo “Feminismo para Combater o Machismo!” e pintar o mundo com as cores da igualdade!

É simples!

Passo a passo:

Pegue uma câmara (vale celular, em HD seria perfeito!)

Aborde suas amigas, colegas de curso, colegas da pesquisa, professoras, orientadoras (fazendo o registro do nome completo e curso das entrevistadas)

Faça a seguinte pergunta: Para você, o machismo existe? Como se manifesta?

Depois faça essa outra pergunta: Como você acha que podemos por um fim no machismo?

Envie o vídeo para o email: mulheresune@gmail.com e acompanhe o lançamento desta grande obra colaborativa durante o 60º CONEG da UNE!

Não é simples? Vamos fazer uma grande rede com registro de meninas de todo o país que tem algo a dizer sobre a opressão que vivem! Vamos por juntas e mobilizadas lutar por uma sociedade livre de machismo!


Roteiro da Caravana:

28/03 – Brasília (DF): UNB

29/03 –Brasília (DF): UCB

03/04 – Porto Alegre (RS) UFRGS / PUC-RS

10/04 – Curitiba (PR): UFPR / PUC-PR

13/04 – Manaus (AM): UFAM / UNINORTE

16/04 – Belém (PA): UNAMA

17/04 – Belém (PA): UFPA

19/04 – Fortaleza (CE): Faculdades Integradas do Ceará (FIC)

20 /04 – Fortaleza (CE): UFC

23/04 - Natal (RN): UNP

24/04 – Natal (RN): UFRN

26/04 – Recife (PE): UNICAP

27/04 – Recife (PE): UFPE

03/05 – Belo Horizonte (MG): UFMG / PUC-MINAS

07/05 – Salvador (BA): Centro Universitário Jorge Amado (FJA)

08 /05 – Salvador (BA): UFBA

11/05 – Rio de Janeiro (RJ): UFRJ

12/05 – Rio de Janeiro (RJ): Universidade Castelo Branco (UCB)

15 /05 – São Paulo (SP): UNIP / USP

Nenhum comentário: