quinta-feira, 8 de março de 2012

#somostodasFEMINISTAS!


A UNE vem incorporando no centro da sua agenda a luta das mulheres. O 08 de Março, que é uma data histórica de mobilização e luta do movimento de mulheres no mundo inteiro,  é, também, uma data de muita luta para UNE.  É importante destacarmos nesta data que a luta por um mundo mais justo passa por acabar com o machismo na sociedade.
Nós, mulheres estudantes e feministas, nos organizamos nesta data para colocar a boca no trombone e evidenciar aquilo que nos oprime dentro e fora da universidade. Acreditamos que a universidade deve ter um papel transformador, logo, ela também tem que estar a serviço de combater as opressões vividas por nós mulheres. Os trotes machistas, racistas e homofóbicos, a inexistência de um recorte da realidade e história das mulheres nos nossos currículos,  as violências sexistas que ocorrem no campus, a ausência de mulheres nas reitorias, direções de centros e departamentos fazem com que as mulheres (mesmo sendo maioria no corpo discente) sintam que a universidade não é um espaço delas. 

A UNE precisa radicalizar sua luta contra o machismo disputando os valores da sociedade através da universidade. Para isso precisamos de mecanismos concretos para que a universidade deixe de reproduzir as relações sociais de gênero (que hierarquizam a relação entre homens e mulheres). É necessário entender que a educação que temos é sexista e ela estrutura nossas universidades.  Educação não sexista é ter na universidade conteúdos acadêmicos que não reproduzam os valores sexistas colocados pela sociedade, em relação ao papel do homem e da mulher, nos seus currículos.  Mas também é ter uma universidade que as mulheres tenham condições de frequentar, com assistência estudantil específica - levando em consideração o grande número de mulheres jovens da classe trabalhadora que conseguiram no último período ingressar no ensino superior. Temos que garantir bens públicos que desonerem a vida das mulheres das tarefas do trabalho reprodutivo, queremos uma política de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas por inteiro, e isso se materializa especialmente com a garantia de creches e restaurantes universitários. Queremos que mais mulheres estejam presentes nas instâncias de direção e que consigamos ter mais políticas para as mulheres!
Construir uma universidade para as mulheres deve ser uma luta do movimento estudantil  brasileiro. Uma universidade pública, gratuita e de qualidade que não reproduza o machismo!
Nesse  08 de Março a UNE vai dar uma grande dose de feminismo nas suas ações para acabar com o machismo na universidade!


Nenhum comentário: