sexta-feira, 9 de março de 2012

Estudantes da UFRB se organizam em comemoração ao Dia da Mulher

O recém-formado Coletivo de Mulheres Auto Organizadas da UFRB, constituído de estudantes do campus de Cruz das Almas, realiza um ato político, em três momentos, nesta terça-feira, dia 06 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O ato acontece das 9h30 às 10h, das 15h30 às 16h e das 18h30 às 19h, com uma pequena marcha do Pavilhão de Aulas 2 ao Pavilhão de Aulas 1. Estudantes de Amargosa também participam da marcha. De acordo com uma das organizadoras, a estudante Dayane Lopes, “o grupo tem como objetivo trazer o debate de gênero para dentro da Universidade, uma vez que ainda há pouca representação e discussão neste sentido”.


Também em Amargosa o dia será lembrado. Nesta segunda-feira, dia 05 de março, um coletivo de estudantes de Pedagogia, Filosofia e Letras realiza, às 19h, uma performance teatral no campus com objetivo de mobilizar os estudantes para o Ato Público "Mexeu com uma, Mexeu com todas!", que acontece no dia 08 de março (Dia da Mulher), às 9h, na Praça do Cristo. O ato envolve também outros movimentos organizados da cidade. Segundo Camila de Oliveira, estudante, militante e pesquisadora da temática de gênero, “é preciso lembrar a luta das mulheres, os direitos a serem conquistados e a problemática de gênero na UFRB e na sociedade”.

Já em Cachoeira, a mobilização fica por conta do Coletivo Aquenda de Mulheres e Diversidade sexual da UFRB e acontece também no dia 08 de março, no bairro do Caquende.

A coordenadora do Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação da UFRB, professora Kiki Givigi, diz que o Núcleo apoia irrestritamente a programação. Para ela, é muito interessante que as estudantes se organizem autonomamente para a defesa de direitos sexuais e de gênero. “É importante que as múltiplas feminilidades sejam lembradas neste dia de luta, inclusive aquelas que estão excluídas do sistema formal de ensino, como as mulheres transgêneros e travestis, sem contar àquelas pobres, negras, como mostram os dados da desigualdade”, conclui.

O Núcleo participará e apoiará outras atividades durante o mês de março, como a Encruzilhada de Direitos, promovida pelo CEAFRO, dias 16 e 17 de março, que acontece na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas e no campus da UFRB. 


Fonte: UFRB

Nenhum comentário: