segunda-feira, 9 de agosto de 2010

UNE entra no Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres

No último dia 4 de Agosto, a UNE tomou posse no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). A nova composição conta com representantes da sociedade civil e do governo, o que amplia o processo de controle social sobre o Conselho.


Para o triênio 2010/2013, 40 membros de 21 entidades participarão do Conselho. Além da UNE, também passam a fazer parte o Conselho Federal de Psicologia; a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI); e o Instituto Equit - Gênero Economia e Cidadania Global. "É uma responsabilidade muito grande entrar no espaço de debate porque estamos falando pela juventude. O compromisso, agora, é superar os desafios e caminhar para a vitória", declarou a diretora de mulheres da UNE, Fabiola Paulino."Dentre as histórias de luta da UNE, que são muitas, essa conquista é muito importante. Cada vez mais a pauta feminina é discutida e nós estamos sempre presentes. A CNDM é um campo prioritário para dar procedimento a essa luta".

Formação
Foram contempladas como titulares as 14 entidades mais votadas na categoria A (redes e articulações feministas e de defesa dos direitos das mulheres) e a 15ª assumiu como suplente. Na categoria B (organizações de caráter sindical, associativo, profissional ou de classe), as titulares são as sete mais votadas e a oitava e nona ficam como suplentes.

CNDM
O Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM) foi criado em 1985 para promover políticas que visem eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país. O CNDM integra a estrutura da Secretaria de Políticas para Mulheres e conta em sua composição com representantes da sociedade civil e do governo, o que amplia o processo de controle social sobre as políticas públicas para as mulheres.

Fonte: http://www.une.org.br/home3/movimento_social/movimento_social_2007/m_17211.html

Nenhum comentário: