segunda-feira, 26 de abril de 2010

UNE pelo Brasil - Plataforma política dos estudantes para o processo eleitoral de 2010.

Mais políticas para as mulheres

A construção de um Brasil justo e soberano passa pela eliminação da desigualdade e de todos os tipos de opressão. Nesse sentido, a construção de políticas emancipadoras para as mulheres é fundamental para a inclusão de mais mulheres nas instâncias de decisão do Brasil.
São necessárias políticas que garantam a autonomia financeira das mulheres, a autonomia sobre seus corpos, a construção de creches, de restaurantes e lavanderias comunitárias. Portanto, para termos mais mulheres influenciando os espaços de decisão, precisamos criar condições para a participação através de mais políticas para elas, políticas geradoras de igualdade. Nesse sentido, as cotas para mulheres são um instrumento importante e devem ser reforçadas em todas as instâncias políticas.
Para tanto, alguns passos são fundamentais:
• Por uma educação não sexista – A manutenção do machismo está intimamente ligada à divisão sexual do trabalho, que destina às mulheres a vida doméstica, e a educação sexista. Precisamos de políticas efetivas de assistência estudantil que possibilitem a permanência das estudantes mães através da construção de creches.
• Contra a mercantilização do corpo e da vida das mulheres – Precisamos de políticas que coíbam a mercantilização do corpo e da vida das mulheres, hoje tratadas como mercadoria pelos meios de comunicação e alvo preferencial das indústrias farmacêutica e cosmética.
• Direitos sexuais e reprodutivos – Por uma política que garanta a autonomia das mulheres através da legalização do aborto, garantindo acesso aos métodos contraceptivos, assistência ginecológica e psicológica.

58º Conselho Nacional de Entidades Gerais da União Nacional dos Estudantes
UFRJ - 25 de abril de 2010

Nenhum comentário: