quarta-feira, 1 de abril de 2009

Carta Convocatória ao III EME – Encontro de Mulheres Estudantes da UNE

As mulheres transformando a universidade!

O 57º Conselho de Entidades Gerais da Une, realizado durante os dias 21 e 22 de março, na cidade de São Paulo, convoca todas as estudantes brasileiras para realização do III Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (EME), a acontecer no período de 1º a 3 de maio, em Belo Horizonte.

O EME teve sua primeira edição em 2005, a partir da iniciativa da Diretoria de Mulheres da UNE, com base na necessidade das estudantes combaterem as diversas manifestações de machismo que ocorrem cotidianamente em suas universidades. Após dois anos, a segunda edição do encontro, que contou com cerca de 400 estudantes, evidenciou a consolidação desse espaço como fundamental para discutir e traçar ações que denunciem as opressões vividas pelas mulheres estudantes e para construir uma agenda que rompa com essa situação.

No dia 4 de abril lançaremos a campanha “As mulheres transformando a universidade” na cidade do Rio de Janeiro, desencadeando o processo de debates sobre feminismo nas universidades e mobilização para o EME. A terceira edição do Encontro será parte dessa campanha, organizada pela UNE para o próximo período.

O Encontro será um espaço privilegiado para a construção de propostas voltadas para o âmbito da Universidade - a necessidade de uma política de assistência estudantil que contemple as estudantes (como por exemplo, creches, acompanhamento de saúde, etc) e de currículos que levem em conta as questões de gênero além de pensar os desafios das estudantes trabalhadoras e a luta por uma educação não-sexista.

A campanha pela legalização do aborto, aprovada no último EME, foi importante instrumento para visibilizar esse debate e denunciar a opressão e preconceito vividos pelas mulheres e a criminalização das que abortam. A partir da campanha, percebeu-se a necessidade dessa pauta ser constante nas discussões e debates dentro do movimento estudantil.

Nosso desafio será a reafirmação de que não são as mulheres quem pagarão pela crise internacional, uma vez que não somos nós as responsáveis por ela, pelo contrário, sempre denunciamos que este modelo capitalista reforça as desigualdades e o machismo. Continuamos a denunciar e combater as manifestações de machismo que ocorrem durante as calouradas, trotes, nos cartazes de festas e encontros de área que mercantilizam o corpo das mulheres, reduzindo-as a estereótipos de beleza e sexualidade.

Convocamos todas as estudantes a realizarem atividades preparatórias em suas universidades e a se mobilizarem para o III Encontro de Mulheres Estudantes da UNE que será realizado nos dias 1 a 3 de maio em Belo Horizonte. Essa luta indispensável somente será vitoriosa se construída coletivamente!

Um comentário:

Heverson Castro disse...

Estou passando por aqui para parabenizar o blog da diretoria de mulheres da UNE.

Ficou muito bom mesmo!!

Parabéns vou virar leitor constante...

Abraços do Amapá