sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Manifesto do CNDM sobre violência Lesbofóbica no Brasil

http://www.tumblr.com/tagged/lesbofobia

O CNDM (Conselho Nacional de Direitos da Mulher), órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, integrante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, tem como missão a luta contra todas as formas de discriminação e violência contra a mulher, por motivo de raça, cor, etnia, religião, classe social e orientação sexual.
Assim, condizente com os princípios de igualdade e respeito que orientam a sua ação, o CNDM manifesta seu repúdio aos ataques lesbofóbicos sofridos por Djeane Ferreira Lima e Daiane Almeida dos Santos, em Salvador, em 17 de outubro de 2012, e por Laís Fernanda dos Santos e Maiara Dias de Jesus, em Camaçari, em 24 de agosto de 2012, conforme registrado no Banco de Dados do site do GGB – Grupo Gay da Bahia/ Relatório de 2012 sobre Assassinatos de Lésbicas no Brasil (www.ggb.org.br).
Alerta também para a conjuntura que permitiu tal escalada de violência a partir de agressões verbais e psicológicas e chama atenção para ausência de específica criminalização contra a lesbofobia.
O CNDM apresenta sua solidariedade às famílias das jovens lésbicas e às suas amigas e amigos. Da mesma forma, declara seu apoio e solidariedade às mulheres lésbicas de todas as idades, raças e classes sociais, do Brasil, que sofrem diariamente com desqualificações profissionais, xingamentos, espancamentos, ameaças, tentativas de homicídio até a derradeira morte.
O CNDM expressa ainda seu apoio e solidariedade, a todas as mulheres que sofrem agressões lesbofóbicas no exercício de sua vida profissional e chama atenção para a incidência destes casos no âmbito educacional.
Diante do crescimento da lesbofobia no país manifesta sua indignação por tais atitudes e comportamentos e seu apoio às políticas públicas de enfrentamento a lesbofobia e a violência contra a mulher!


Brasília, 13 de novembro de 2012

Nenhum comentário: