quarta-feira, 7 de março de 2012

Março Lilás

A cor lilás simboliza a igualdade que nós mulheres tanto lutamos. Após elegermos nossa primeira presidenta, termos tantas mulheres nos espaços de direção, aprofundarmos mecanismos de combate a violência contra as mulheres, ainda temos marcadamente a desigualdade entre homens e mulheres de maneira aprofundada. O machismo é estruturante em nossa sociedade e superá-lo significa romper com a naturalização da exploração das mulheres.
O machismo existe e é nossa tarefa organizarmos ofensivas combatendo-o das mais diversas formas. A negação da existência de desigualdades entre homens e mulheres só mascara a opressão que estamos submetidas. Somos feministas, lutamos por um mundo onde as mulheres não viverão sob a égide do patriarcado. Pintar o mundo de lilás é necessário.

As mulheres são maioria nas universidades e ainda assim não temos universidades organizadas a partir de nossas pautas. Cada vez mais os trotes machistas, violentos e humilhantes acontecem e nós não podemos tratar disso com naturalidade. Nós não somos mercadorias a serem expostas e ter as nossas vidas e corpos mercantilizados.
Mais mulheres negras ingressaram na universidade após as políticas de acesso ao ensino superior, mas ainda não há Ações Afirmativas que promovam de fato garantias à sua permanência ou a descolonização do conhecimento. O machismo e racismo se entrelaçam e acreditamos que disputar novos valores para a sociedade passam por construir novos saberes na universidade.
Romper com essas relações opressoras deve se dar através de ações materiais que desonerem as mulheres das tarefas do trabalho reprodutivo, a exemplo das creches, escolas de aplicação, restaurantes e residências universitárias; e por mudanças estruturais na educação, avaliar a maneira como o conhecimento produzido reflete a ideologia sexista que invisibiliza as mulheres, criar órgãos e políticas efetivas para combater o assédio machista que as mulheres sofrem (seja por outros estudantes ou por servidores e professores), além de assumir seu papel transformador para a sociedade.
Acreditamos na organização das mulheres e com muita mobilização tomaremos as ruas e universidades deste país na luta pelo fim do machismo, por mais políticas paras as mulheres, por creches, pela autonomia dos nossos corpos e vidas, pelo direito a viver uma vida sem violência!

Convocamos todas a pintar o mundo de lilás e justar-se a nós nessa campanha! Mande relatos, agendas, fotos, vídeos, das atividades em sua cidade e vamos juntas mudar o mundo para mudar a vida das mulheres!

Reafirmamos a nossa identidade nesta luta: Somos mulheres estudantes e feministas!




Nenhum comentário: