quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Festival Mulheres no Volante comemora 5ª edição com o tema "Nas ruas e nas redes"

Liguem os motores pois o feminismo está a passar!

Vvvvrrrrrruuuuuuummmmm!!!



   O Festival Mulheres no Volante (MnV) chega à quinta edição cheio de novidades. São quatro dias seguidos de programação em Juiz de Fora (MG), começando em 1º de março. Criado em 2007 por um grupo de artistas da cidade, o evento comemora cinco anos, reforçando o caráter coletivo e colaborativo, por meio do uso das novas tecnologias de comunicação. O festival este ano tem como atrações principais a cantora Ellen Oléria, de Brasília (DF) e a banda de rock experimental Human Trash (SP), além de apresentações das locais Matilda, São do Mato, Moletones e GLAM, e de diversas oficinas, performances, exposições, mostra de vídeos e debate. A abertura acontece no Mezcla e o restante das atividades no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).

Programação 5.0

   Na abertura oficial do evento, haverá uma edição especial do projeto Eco Performances Poética, no Mezcla. Serão oferecidas gratuitamente onze oficinas, voltadas para mulheres, com o objetivo de inseri-las em meios ainda predominantemente masculinos. No dia 2, acontece a Mostra Itinerante de Cinema, uma parceria com o Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades e, em seguida, o debate “A mulher na mídia: da representação às formas de intervenção”. Com participação do coletivo feminista Maria Maria – Mulheres em Movimento (núcleo do movimento Marcha Mundial das Mulheres em Juiz de Fora), a discussão será sobre como a mulher é retratada nos meios de comunicação tradicionais (televisão, rádio, jornal impresso, …) e como a internet pode ser usada como meio alternativo.


   No dia 3, acontecem os shows de rock, com as bandas locais GLAM e Moletones, e com as convidadas Human Trash (SP), Ricto (RJ) e Anti-corpos (SP). O encerramento, no dia 4, terá muita MPB, com as bandas juiz-foranas São do Mato e Matilda. O fechamento fica por conta da artista Ellen Oléria (DF), apontada como o maior expoente do cenário musical brasiliense.

   O MnV engloba ainda diversas manifestações artísticas, tais como exposições, performances, instalações, desfile temático e dança tribal. As oficinas e debate são gratuitos. Os ingressos para sábado e domingo serão vendidos a R$ 8 (cada dia), na portaria do evento.

"Mulheres no Volante - nas ruas e nas redes"

O festival surgiu em Juiz de Fora (MG), mas, compartilhando experiências com mulheres de outras regiões, on e offline, surgiu a ideia de criar uma rede de mulheres no volante pelo feminismo e pela cultura. Em dezembro de 2011, o MnV realizou sua primeira edição fora de casa, em Brasília (DF), em conjunto com coletivos, artistas e movimentos sociais da região. Para 2012, já são preparadas edições do MnV em Campinas (SP), Rio de Janeiro e São Paulo. A internet é o meio que facilita e fortalece essas conexões, daí o tema: "Mulheres no Volante - nas ruas e nas redes". A internet fortalece a articulação em rede, sendo hoje uma importante ferramenta para superar a situação histórica de desigualdade das mulheres na sociedade. Dessa forma, o MnV 5.0 busca incentivar a colaboração, a interatividade, o ativismo, a troca e a criação livre através da rede.

A programação completa está disponível no site:
http://mulheresnovolante.com/


Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail mulheresnovolante@gmail.com

Nenhum comentário: