quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOPA mobiliza ações de blecaute no Brasil


A exemplo de gigantes como Google e Amazon, sites brasileiros podem paralisar operações por um dia em protesto contra projeto de lei
Como seria o dia se, de repente, em um piscar de olhos, parte da população que utiliza a Internet fosse impedida de acessar diversos sites, blogs e coletivos? Ao menos por 12 horas, em protesto ao Stop Online Piracy Act (SOPA), o site SoftwareLivre.org  e o Coletivo Mega Não , através de suas páginas, estão organizando um movimento com a intenção de “se desligar”.

Apelidado de “SOPABlackoutBR”, a previsão é para que o movimento aconteça nessa quarta-feira, 18 de janeiro, das 8h às 20h. Na página  do SoftwareLivre, é possível encontrar a convocação para que todos os interessados paralisem as operações de seus sites e blogs, tal qual as grandes empresas de internet já anunciaram que vão fazer.
A intensão de “se desligar” traz consigo o próprio sentido do protesto. O SOPA é um projeto de lei tramitando no setor judiciário dos Estados Unidos que visa proteger os produtores de conteúdo da proliferação indevida e não-remunerada de suas criações. Em outras palavras, um filme distribuído de forma pirata pode valer uma pena desde bloqueio do canal que hospeda o arquivo – torrent, P2P ou HTTP – até processo judicial e prisão dos proprietários do dito canal.
Muitos usuários entendem que o SOPA não afetará apenas os Estados Unidos, afinal, além de concentrar a maior parte da infra-estrutura da rede, o país concentra quase todos os serviços e sites que são utilizados diariamente, como Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twiiter, e muitos outros.
Naturalmente, empresas como gravadoras, produtoras cinematográficas e até mesmo produtoras de jogos eletrônicos assinaram apoio ao projeto, enquanto Google e Facebook o contrariam, sob protestos de que, aprovada, a nova lei poderia dar poder de censura a quem não deve tê-lo, “aleijando” a transmissão de informações na internet.
Entenda o #SOPABlackoutBR
No dia 18/01/12 diversos sites, blogs e coletivos irão aderir ao #SOPABlackoutBR  da forma que for possível. O ideal é que o site fique fora do ar por 12h (de 8h as 20h), para que as pessoas sintam realmente como seria terrível deixar de ter acesso ao site caso ele seja bloqueado pelo SOPA. O período de tempo e o fato de ficar totalmente fora do ar fica a critério de cada um.
O objetivo é mostrar às autoridades brasileiras e grandes grupos econômicos a posição da sociedade em relação ao SOPA e demais práticas, normas, medidas judiciais e leis que ameaçam a liberdade na Internet.
Como aderir?
Qualquer forma de divulgação da ação é valida. Qualquer pequeno esforço de cada um pode resultar em grandes impactos. Veja as formas de protestar:
- Coloque em seu site um dos selos , se desejar crie um link para o Mega Não, ou para o post chamada no seu site.
-  Se você possui um site com acesso via FTP, crie uma página index.html com sua mensagem de protesto contra o SOPA. Caso não tenha ideia, aponte seu site para algumas das páginas que estarão disponíveis no endereço http://ai5digital.com.br/ 
- Se seu site estiver hospedado no WordPress ou Blogspot, é possível configurá-lo para apontar para uma página na home, crie esta página com a mensagem de protesto e deixe ela como a home do blog durante o dia da ação. Você também pode adotar a solução proposta pelo site “Direito de Ler “
- Twitter, Facebook, Orkut, Identica
Não poderemos parar de usar estas redes e ferramentas neste dia, pois eles serão muito úteis para disseminar a ação, não esqueca de usar sempre a tag #SOPAblackoutBR. Neste caso sugiro que troque seu avatar destas redes por um dos avatares da ação .
O que diz a Lei (SOPA)
Quando um site for denunciado, todos os demais sites que tenham “relacionamento” com ele e não queiram sofrer as consequências legais terão cinco dias para:
ISP: Deverão bloquear os seus DNS (impedindo o acesso ao domínio)
Serviço de hospedagem: Deverão bloquear o acesso ao site
Publicidade: Deverão bloquear a publicidade
Serviços de pagamento: Deverão congelar os fundos
LInks : Deverão ser removidos links ao site
Da Redação
www.une.org.br

Nenhum comentário: