sábado, 26 de março de 2011

I Encontro de Mulheres Estudantes da UEE - Livre/RS


A União Estadual dos Estudantes Livre do Rio Grande do Sul organizam o I Encontro de Mulheres Estudantes no próximo sábado, 02 de abril, em Porto Alegre. Confira a convocatória e a programação.
Concebe-se a universidade como espaço privilegiado para a disputa de pensamento, de hegemonia, de construção da sociedade que queremos, percebe-se o papel fundamental dessa transformação no processo de construção de uma sociedade sem machismo.
Nas universidades, as práticas discriminatórias contra as mulheres prejudicam também a natureza do conhecimento que se produz. A ciência também é socialmente construída e incorpora valores e práticas do seu contexto e a visão de mundo das mulheres é diferente da dos homens, o que faz com que elas façam perguntas cientificas diferentes, tenham opinião distinta quanto a prioridades e tragam perspectivas de análise diversas.
A pauta feminista vem ganhando força e adeptas entre as estudantes. Entre os dias 21 e 24 de abril ocorrerá o IV Encontro de Mulheres da UNE, assim, a realização do I Encontro de Mulheres Estudantes da UEE - Livre atende à necessidade de fortalecer e dar continuidade a esse processo, sendo um espaço preparatório ao Encontro Nacional, constituirá um espaço de dialogo sobre as necessidades e desafios específicos das universidades do Estado, além de qualificar o debate da questão de gênero dentro da universidade – um espaço estratégico para o país, de produção e reprodução de idéias, portanto, formador de opinião.
Por fim, cumpre destacar que, em julho deste ano, será realizado mais um Congresso da entidade, estimando-se a participação de milhares de estudantes. A realização deste EME tem também o papel preparar as estudantes para realizar uma intervenção qualificada e organizada das mulheres, de modo a garantir que as bandeiras de igualdade de gênero sejam incorporadas nas resoluções políticas e frentes de luta da entidade.

Programação

02 de abril - sábado

9h- café da manhã

10h: Ô abre alas que as mulheres vão passar! Igualdade é poder (Eixo 1)

12h30min: almoço

14h : Grupos de Discussão (Eixo 2)
  • Movimento Estudantil -
  • Assistência Estudantil -
  • Saúde das Mulheres e a Legalização do aborto -
  • Trabalho e renda na universidade - Economia solidária e feminista -
  • Coletivo de Mulheres e auto-organização -
  • Mercantilização -

16h: Café da tarde e apresentação cultural
Performance: Degustação de Poemas

17h: Plenária final

19hs: Oficinas e Sarau
Atividades autogestionadas e trocas de experiências dos coletivos feministas

Nenhum comentário: