quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia Internacional de Luta das Mulheres

O 8 de março, Dia  Internacional de Luta das Mulheres, é uma data histórica marcada pela luta das mulheres no mundo inteiro. Embora o capitalismo tenha tentado se apropriar da data tornando-a uma data comercial de venda de flores e presentes, o movimento feminista sempre esteve nas ruas para apresentar o verdadeiro significado do Dia Internacional das Mulheres e suas lutas.
Tendo em vista a luta da União Nacional dos Estudantes contra a opressão vivida pelas estudantes nas universidades, seja pelos trotes humilhantes, seja nos postos de hierarquia e nos currículos acadêmicos, a Diretoria de Mulheres da UNE convoca todas as estudantes a irem às ruas neste mês de Março.
É muito importante a participação das entidades estudantis, DCE´s, CA´s e UEE´s na organização e mobilização dessas atividades, ressaltando que em todos os estados existirão atividades unificadas entre os diversos movimentos sociais. É necessário destacar que o 8 de Março este ano cairá no carnaval, um momento importante para travarmos o debate contra a mercantilização do corpo e da vida das mulheres.
Outro espaço essencial para levantarmos nossas bandeiras será a Jornada de Lutas da UNE, entre os dias 21 e 25 de Março, semana em que milhares de estudantes irão às ruas lutar por um Plano Nacional de Educação que garanta creches universitárias em todas as Instituições de Ensino Superior. A implementação de políticas publicas para nosso segmento, como a criação de creches, são fundamentais para alcançarmos melhores condições de vida, e garantir o acesso e permanência das mulheres no mercado de trabalho, ampliar a participação de mulheres em todos os setores sem discriminação. Atualmente, menos de 20% das crianças de até 3 anos têm acesso a esse serviço no país. Todas às ruas neste 8 de março, por igualdade e autonomia para as mulheres!
 

Nenhum comentário: