domingo, 6 de fevereiro de 2011

Nota de Repúdio ao trote machista na UNB


No dia 11 de Janeiro, foi realizada a “recepção” aos novos estudantes do curso de Agronomia da Universidade de Brasília (UnB). No entanto, as cenas registradas foram de violência nítida contra as mulheres. Na ocasião, 250 estudantes participavam do trote, intitulado de "festa da humilhação". As estudantes calouras foram obrigadas a chupar uma linguiça em público, oferecida pelo presidente do D.A, que estava vestido com trajes de mulher e carregando uma faixa presidencial. Esse ritual sexista tratou as mulheres como objetos, depreciando sua integridade e desmerencendo-as enquanto sujeitos. A alusão feita pelo autor do trote à presidenta da república reforça o sentido machista da prática, ridicularizando uma mulher que alcançou um dos mais altos espaços de poder.

Os trotes e as calouradas deveriam ser momentos de integração entre ingressantes e estudantes em curso, mas deixam de cumprir esse papel e transformam-se em momentos de humilhação, violência, opressão. O papel da denúncia é o de explicitar que esses trotes e calouradas reproduzem, desde as imagens que mercantilizam as mulheres, como por exemplo, os cartazes de propaganda de cervejas e automóveis nos quais as mulheres aparecem semi-nuas e como se fossem os produtos à venda, até a violência, inclusive sexual, mediante algumas ações as quais as mulheres são expostas.


Dessa forma, a União Nacional dos Estudantes vem a público repudiar esses atos de machismo e violência contra as mulheres e exigir a investigação e punição dos responsáveis pela organização da "festa da humilhação", no trote de Agronomia da UnB.


União Nacional dos Estudantes.



Um comentário:

Anônimo disse...

Como estudante de Agronomia da UFRRJ,me sinto profundamente ofendida e pasma,em ver que futuros colegas de profissão meus são capazes de tratar mulheres desta forma.Imagina o que não farão quando estiverem tomando contas de propriedades rurais!

Espero que todos os culpados sejam punidos.